Blogue das cadeiras de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA no ano lectivo de 2010-2011 e de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO de 2011-2012 do ISCAD da Universidade Lusófona. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (TIC), SÃO INSTRUMENTOS MUITO IMPORTANTES E RELEVANTES PARA A QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS. PRINCIPALMENTE NO ENSINO, PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TODA A POPULAÇÃO. DESIGNADAMENTE NOS SERVIÇOS A CARGO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, JUSTIÇA, FINANÇAS, ETC… SÓ ASSIM SE PODE OBTER UM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RAZOAVELMENTE PRODUTIVO, ORGANIZADO E MODERNIZADO A NÍVEL DE EQUIPAMENTOS, OU SEJA, UM SISTEMA DE TRABALHO COM MAIORES FACILIDADES. CONTRIBUI COM POSTAGENS E COM A CRIAÇÃO DE NOVAS ETIQUETAS, PARA O ENRIQUECIMENTO DESTE BLOG. VISUALIZAR BLOG EM MOSAICO http://iscad-siap2010.blogspot.com/view/flipcard

21 de novembro de 2010

Drive: A surpreendente verdade sobre o que nos motiva

Pessoal algo muito interessante que tenho que meter aqui... 

 

    Depois do sucesso da "Nova Inteligência", uma obra que constituiu um relevante "milestone" na explicação sobre as competências da área direita e esquerda do cérebro, Daniel Pink surge agora com "Drive: The Surprising Truth About What Motivates", publicado originalmente na última semana de 2009. É raro - muito raro - assistir-se a um autor que a um grande sucesso surpreenda rapidamente com outra obra relevante e que não seja uma repetição maquilhada da anterior.

    Drive é uma obra sobre motivação. Pink divide os estágios de motivação em 3 gerações, que caracteriza com exemplos interessantes: 
- a Motivação 1.0, que funciona como um sistema operativo e que se regula por fazer cumprir os objectivos mínimos da humanidade, como comida, roupa, reprodução - a base da pirâmide de Maslow, repetida variadas vezes neste livro; 
- a Motivação 2.0, caracterizada com base na cenoura: prémio por resultado ou castigo por não obtenção dos objectivos - funciona bem em geral, mas não é suficiente em muitas situações; 
- a Motivação 3.0, que pretende superar algumas lacunas da segunda geração, como o enfoque no curto prazo ou o comportamento menos ético.

    Pink divide a motivação em dois tipos - tipo I e tipo X - representando as motivações intrínsecas e extrínsecas das pessoas. As primeiras estão menos expostas a prémios e aceleradores externos, e mais a valores e vontades próprias, ao gozo e ao prazer. As segundas possuem três elementos principais: autonomia, controlo e propósito.

    Num mundo cada vez mais competitivo, o conteúdo de Drive - que sustenta a importância das motivações intrínsecas raramente tratadas pelas organizações - ganha relevância e torna-o em mais uma obra de incontornável importância.


Autor: Daniel Pink
Data Original: Dezembro 2009
Frase: “A ciência é apenas uma das formas de compreender o mundo – Boa sorte na era da Arte e da Emoção”
Palavras-chave: Motivação; Maslow; Motivação 3.0; Comportamento; Recursos Humanos; Eficácia

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Massachusetts Institute of Technology