Blogue das cadeiras de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA no ano lectivo de 2010-2011 e de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO de 2011-2012 do ISCAD da Universidade Lusófona. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (TIC), SÃO INSTRUMENTOS MUITO IMPORTANTES E RELEVANTES PARA A QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS. PRINCIPALMENTE NO ENSINO, PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TODA A POPULAÇÃO. DESIGNADAMENTE NOS SERVIÇOS A CARGO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, JUSTIÇA, FINANÇAS, ETC… SÓ ASSIM SE PODE OBTER UM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RAZOAVELMENTE PRODUTIVO, ORGANIZADO E MODERNIZADO A NÍVEL DE EQUIPAMENTOS, OU SEJA, UM SISTEMA DE TRABALHO COM MAIORES FACILIDADES. CONTRIBUI COM POSTAGENS E COM A CRIAÇÃO DE NOVAS ETIQUETAS, PARA O ENRIQUECIMENTO DESTE BLOG. VISUALIZAR BLOG EM MOSAICO http://iscad-siap2010.blogspot.com/view/flipcard

20 de novembro de 2010

Cadeia de valor

Modelo de Porter

    Uma cadeia de valor representa o conjunto de actividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985 no livro Competitive Advantage (Vantagem Competitiva): Creating and Sustaining Superior Performance.

    Ao decompor uma organização nas suas actividades de relevância estratégica, torna-se possível analisar o comportamento dos custos e as fontes existentes assim como potenciais de diferenciação em cada processo de negócio, optimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente.
    A liderança de custo e a diferenciação pela qualidade acrescem valor ao produto e proporcionam vantagem competitiva à organização no contexto da indústria em que se insere.
    A cadeia de valor de uma organização insere-se num contexto mais amplo de actividades, ela constitui um sistema de valores onde estão integradas também as cadeias de valor de fornecedores e de distribuidores. O produto de uma organização torna-se igualmente parte integrante da cadeia de valor do seu cliente, sendo que a diferenciação final de uma organização reside no papel que esta e o seu produto desempenham na cadeia de valor do comprador.
    A vantagem competitiva é, cada vez mais, fruto das capacidades de eficácia e eficiência com que uma organização administra todo o sistema.

 

Índice

  • 1 Características
    • 1.1 Actividades primárias
    • 1.2 Actividades de apoio ou de suporte
    • 1.3 Margem
    • 1.4 Relações ou Elos da cadeia de valor
  • 2 Metodologia
  • 3 Escopo da cadeia de valor
  • 4 Referências
  • 5 Ver também
  • 6 Ligações externas
  • 7 Bibliografia

 

Características

    A cadeia generalista de Porter é composta pelos conjuntos de actividades primárias e de actividades de apoio desempenhadas por uma organização, pela margem de valor acrescentado em cada uma das actividades e pelas relações estabelecidas entre si.

Actividades primárias

  • Logística interna ou de entrada: Actividades relacionadas com recepção, armazenamento e distribuição dos inputs aos produtos.
  • Operações: Actividades relacionadas com a transformação das matérias-primas em componentes ou produtos finais;
  • Logística Externa ou de saída: Actividades relacionadas com a recolha, armazenamento e distribuição física do produto aos compradores;
  • Marketing e Vendas: Actividades relacionadas com a comercialização e a promoção do produto;
  • Serviço: Actividades relacionadas com o serviço pós-venda que acrescentam valor ao produto oferecido.

Actividades de apoio ou de suporte

  • Infra-estrutura da empresa: Actividades relacionadas com a gestão global e a gestão da rede de relacionamentos da organização (planeamento, gestão da qualidade, administração, contabilidade, finanças);
  • Gestão de Recursos Humanos: Actividades relacionadas com a gestão de recursos humanos (contratação, formação, remuneração, determinação das qualificações e da motivação do pessoal);
  • Desenvolvimento Tecnológico: Investimento aplicado em tecnologia que contribui para a melhoria dos produtos ou processos;
  • Aquisição: Actividades relacionadas com a compra de matérias-primas e outros inputs.

Margem

    O valor consiste no montante que os compradores estão dispostos a pagar pelo produto que uma organização oferece. Uma organização é rentável se o valor que o produto representa para o comprador é superior ao valor envolvido na sua criação. A margem é a diferença entre o valor total e o custo colectivo da execução das actividades de valor.

Relações ou Elos da cadeia de valor

    Existem diversos tipos de elos ou relações, os mais óbvios são aqueles entre as actividades de apoio e as actividades primárias. Segundo Porter, é possível verificar, através das relações existentes numa cadeia de valor, que a mesma função pode ser desempenhada de formas diferentes; o custo ou o desempenho de actividades directas pode ser optimizado através da melhoria do desempenho em actividades indirectas; actividades executadas no seio de uma organização reduzem a necessidade de demonstrar, explicar ou prestar assistência técnica a um produto no campo; funções de garantia de qualidade podem ser desempenhadas de forma diferente.
     Relações ou elos horizontais
    Consideram-se relações ou elos de ligação horizontais as que se estabelecem entre as actividades ou os processos de negócio de uma organização. As actividades de valor não se apresentam de forma isolada, elas interagem formando um sistema de actividades interdependentes, criando um intercâmbio no desempenho de cada uma passível de ser optimizado. A forma como a actividade é desempenhada afecta o custo ou a eficiência das outras actividades e é através da coordenação das relações entre elas que se obtém valor acrescido ao valor representado por cada qual individualmente.
    Relações ou elos verticais
    A vantagem competitiva de uma organização depende não só das relações que estabelece internamente, mas também da forma como interage com os seus fornecedores directos e indirectos e com os seus clientes.   
    Para além das relações existentes na cadeia de valor de cada organização existem igualmente relações ou elos nas cadeias de valor dos fornecedores e dos canais. A coordenação e a negociação com os fornecedores e distribuidores permite delinear linhas estratégicas benéficas para todas as organizações envolvidas. Porter designa a interacção mantida com os meios de distribuição de elo de canal.

Metodologia

     A Análise da Cadeia de Valores tem como principais objectivos:
  • Compreender as fontes de vantagem competitiva da organização;
  • Rever as práticas de negócio de forma a antecipar mudanças no mercado e acções dos concorrentes;
  • Divulgar as regras de negócio da organização;
  • Disponibilizar uma visão abrangente do fluxo de informação na organização e de todas as relações entre os processos; *Avaliar a rentabilidade das operações e o posicionamento de produtos e serviços no mercado;
  • Promover a evolução do desempenho dos processos e a optimização em integração, qualidade, custos e flexibilidade.
    É através da análise dos fluxos de informação que ocorrem dentro da organização e no meio envolvente da indústria em que se insere que é possível delinear a estratégia da organização adoptada com vista ao alcance da excelência. O método de análise da cadeia de valor permite detectar qualquer necessidade emergente de reposicionamento estratégico e realinhamento no contexto do processo de negócio e reconstituir modelos de arquitectura da informação ao reconfigurar a própria cadeia de valor.
Independentemente do modelo organizacional adoptado, construir e usar uma cadeia de valor implica uma metodologia comum:
  • Análise da cadeia de valor interna (identificar que custos, receitas e activos estão relacionados com cada actividade);
  • Análise da cadeia dos cost drivers ou determinantes de custo que regulam cada actividade;
  • Controlo dos cost drivers ou determinantes de custo como meio de vantagem sobre as organizações concorrentes.

Escopo da cadeia de valor

     O escopo ou perspectiva da cadeia de valor define a natureza competitiva de uma organização no âmbito do mercado industrial em que se insere e determina a configuração e a economia do próprio modelo de cadeia de valor. É possível observar a cadeia de valor sob as seguintes perspectivas:
  • Escopo do Segmento: refere-se à variedade de produtos produzidos e de compradores atendidos;
  • Escopo Vertical: refere-se à execução das actividades (internamente ou em regime de outsourcing);
  • Escopo Geográfico: refere-se à variedade de indústrias afins em que a empresa compete com uma estratégia coordenada.
    Um escopo amplo permite a exploração das relações existentes entre as cadeias de valor num contexto de vários segmentos, área geográfica ou indústria, enquanto que um escopo estreito permite o ajustamento da cadeia para atender um segmento alvo. A amplitude e a estreiteza do escopo são exercidas sobre os concorrentes. Dada a existência de múltiplas formas de segmentar uma indústria e de explorar as inter-relações, o escopo pode ser combinado.

Referências

  • DIAS, João Carlos Quaresma. – Logística global e macrologística. Lisboa: Sílabo, 2005. ISBN 972-618-369-3

Ver também

  • Cadeia de abastecimento
  • Cadeia integrada de valor ou pipline integrado de valor
  • CRM – Customer Relationship Management
  • Estratégia Organizacional
  • Cinco Forças de Porter
  • Vantagem Competitiva

Ligações externas

Bibliografia

    Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Massachusetts Institute of Technology