Blogue das cadeiras de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA no ano lectivo de 2010-2011 e de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO de 2011-2012 do ISCAD da Universidade Lusófona. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (TIC), SÃO INSTRUMENTOS MUITO IMPORTANTES E RELEVANTES PARA A QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS. PRINCIPALMENTE NO ENSINO, PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TODA A POPULAÇÃO. DESIGNADAMENTE NOS SERVIÇOS A CARGO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, JUSTIÇA, FINANÇAS, ETC… SÓ ASSIM SE PODE OBTER UM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RAZOAVELMENTE PRODUTIVO, ORGANIZADO E MODERNIZADO A NÍVEL DE EQUIPAMENTOS, OU SEJA, UM SISTEMA DE TRABALHO COM MAIORES FACILIDADES. CONTRIBUI COM POSTAGENS E COM A CRIAÇÃO DE NOVAS ETIQUETAS, PARA O ENRIQUECIMENTO DESTE BLOG. VISUALIZAR BLOG EM MOSAICO http://iscad-siap2010.blogspot.com/view/flipcard

30 de outubro de 2010

O que é desenho vectorial / vectorizar?

Em computação gráfica pode-se classificar uma imagem, em relação à sua origem, de duas formas distintas:
  • Desenho vectorial, que se baseia em vectores matemáticos;
  • Raster, que não é mais que a descrição da cor de cada pixel;
Em computação gráfica, imagem vectorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vectorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígono, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vectores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vectorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

As Curvas de Bézier são usadas para a manipulação dos pontos de um desenho. Cada linha descrita em um desenho vectorial possui nós, e cada nó possui alças para manipular o segmento de recta ligado a ele.

Por serem baseados em vectores, esses gráficos geralmente são mais leves (ocupam menos espaço  de armazenamento) e não perdem qualidade ao serem ampliados, já que as funções matemáticas adequam-se facilmente à escala, o que não ocorre com gráficos raster que utilizavam métodos de interpolação na tentativa de preservar a qualidade. Outra vantagem do desenho vectorial é a possibilidade de isolar objectos e zonas, tratando-as independentemente.

Existe um tipo especial de imagem, gerada por computador, que mistura os conceitos de ambos tipos: o cálculo matemático (escalável por natureza) e imagem raster: as imagens fractais.

Formatos comuns de imagem vectorial

  • SVG Padrão para gráficos vectoriais recomendado pela W3C
  • CDR Formato proprietário da Corel(R)
  • AI Formato Adobe Illustrator
  • EPS
  • CMX
  • WMF Windows Meta File (Meta-arquivo do Windows)
Fonte: Wikipedia

O que é vectorizar?


Vectorizar é o trabalho de transformar uma imagem em bitmap para vector.
Imagem em JPG como exemplo:
http://on.oficinadanet.com/imagens/coluna/2423/1.jpg
 Um amante do motocross, precisava de confeccionar umas camisas c/ o nome da firma. Enviou a imagem acima pedindo algumas modificações e que se acrescentasse o nome da empresa.

O desenho está em bitmaps, pontos individuais de resolução, que aparecem em pixels quando mandamos ampliar. Um desenho em bitmap é muito complicado p/ editar. Abaixo, vemos a ampliação do capacete:

http://on.oficinadanet.com/imagens/coluna/2423/2.gif

A cada ampliação que fazemos vêm-se melhor os pixeis. Cada pixel equivale a 1 (um) desses quadradinhos com sua cor definida. Se visualizar a figura no Adobe photoshop, Corel photopaint ou programas similares, verificará que a imagem tem 279 pixeis na largura por 241pixels na altura. Quer dizer que, o desenho tem 279 quadradinhos na largura multiplicados pelos 241 quadradinhos da altura que dá um total de 67.239 quadradinhos, cada um c/ sua cor.

Isso dificulta o trabalho de quem precisa fazer uma impressão ampliada do desenho. A imagem vai ficar com a sua resolução comprometida. Já os gráficos vectoriais, podem ser ampliados e editados a vontade que sua resolução vai ser sempre a mesma. Com o uso do CorelDraw ou programas similares, podemos fazer as alterações que quisemos. É um trabalho que exige um pouco de tempo e paciência. Pois o desenho tem de ser desenvolvido ponto a ponto, traço a traço, curva a curva. A ferramenta ideal p/ fazer o serviço é a  ferreamenta BÉZIER do CorelDraw, que cria as rectas ponto a ponto, seguido da ferramenta FORMA, onde definimos as curvas. Na figura abaixo podemos ver cada traço e curva feito ponto a ponto.

http://on.oficinadanet.com/imagens/coluna/2423/3.gif
Vejam o resultado da vectorização
http://on.oficinadanet.com/imagens/coluna/2423/4.gif

À partir do desenho já vectorizado, podemos fazer infinitas alterações com muita rapidez.

http://on.oficinadanet.com/imagens/coluna/2423/5.gif

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Massachusetts Institute of Technology