Blogue das cadeiras de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA no ano lectivo de 2010-2011 e de TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO de 2011-2012 do ISCAD da Universidade Lusófona. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO (TIC), SÃO INSTRUMENTOS MUITO IMPORTANTES E RELEVANTES PARA A QUALIFICAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS. PRINCIPALMENTE NO ENSINO, PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TODA A POPULAÇÃO. DESIGNADAMENTE NOS SERVIÇOS A CARGO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NAS ÁREAS DA EDUCAÇÃO, SAÚDE, JUSTIÇA, FINANÇAS, ETC… SÓ ASSIM SE PODE OBTER UM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA RAZOAVELMENTE PRODUTIVO, ORGANIZADO E MODERNIZADO A NÍVEL DE EQUIPAMENTOS, OU SEJA, UM SISTEMA DE TRABALHO COM MAIORES FACILIDADES. CONTRIBUI COM POSTAGENS E COM A CRIAÇÃO DE NOVAS ETIQUETAS, PARA O ENRIQUECIMENTO DESTE BLOG. VISUALIZAR BLOG EM MOSAICO http://iscad-siap2010.blogspot.com/view/flipcard

24 de outubro de 2010

Cracker - Hacker

Conceitos - Hacker (Visão correcta)
- Usada originalmente no MIT na década de 50 para definir pessoas interessadas pela era da informática.
- Essa definição diz que um “hacker” é um pessoa que consegue “hackear”, que vem do verbo inglês “to hack”, que diz : “hack” é o acto de alterar alguma coisa que já está pronta ou em desenvolvimento, deixando-a melhor.
- Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, que criaram o Windows, o Linux e os especialistas em segurança das grandes empresas.
Conceitos - Hacker (Visão incorrecta)
- Depois do invento da Internet, os média passaram a usar o termo hacker para definir ladrões de banco via internet, ladrões de cartões de crédito, infractores das leis no mundo digital.
- Os hackers que desenvolveram o termo original se sentem ofendidos por esta definição e por isso criaram o termo cracker para definir estes criminosos.
- Algumas pessoas definem a diferença entre hacker e cracker dizendo que hacker invade apenas para “olhar”, enquanto o cracker invade para destruir. Essa definição é principalmente comum em “sites hacker”, frequentados por script kiddies.
Conceitos - Hacker
Devido a controvérsia ao redor do significado correcto do termo Hacker, buscando evitar confusões, foram criados três termos utilizando “hat. A origem dá-se nos filmes de western em preto e branco onde a cor do chapéu definia em qual lado (bem ou mal) o personagem estava.
Conceitos - White hat
- Também chamados de whitehats ou white-hats (inglês: chapéu branco), os white hats são especialistas de segurança que desprezam qualquer actividade maliciosa envolvendo sistemas de informação.
- White hats buscam defender a internet e outros sistemas computorizados de invasões e danos. White hats mantém programas antivírus, assinaturas usadas em sistemas de IPS e cursos que buscam formar profissionais de segurança.
Conceitos - Black hat
-Também chamados de blackhats ou black-hats (inglês: chapéu preto), os black hats são especialistas em segurança que utilizam seus conhecimentos para invadir sistemas e roubar informações. Black hats podem utilizar ferramentas desenvolvidas por white hats para proteger suas informações.
-Black hats descobrem falhas e criam exploits para explorá-las. Alguns black hats agem para obter retorno financeiro, outros simplesmente porque gostam do que fazem e alguns porque acreditam que os problemas de segurança, de alguma forma, incentivam as empresas a dar mais atenção aos seus sistemas informatizados.
Conceitos - Grey hat
- Grey hats (inglês: chapéu cinza) são especialistas em segurança que não podem ser classificados como white hats nem como Black hats. Grey hats podem desenvolver ferramentas úteis para Black hats e ao mesmo tempo úteis para White hats.
- Quando invadem sistemas, Grey hats não buscam nenhum ganho pessoal ou financeiro.
- Muitos programadores de vírus podem ser considerados grey hats.
Conceitos - Script kiddie
- Geralmente adolescentes do sexo masculino que buscam invadir sistemas e desfigurar websites, mas não possuem um extenso conhecimento de programação, de redes ou de segurança.
- Script kiddies recebem esse nome por utilizar programas (scripts) prontos, ou receitas de bolo, que foram desenvolvidos por black hats e grey hats.
Conceitos - Cyberpunks
- Termo criado em 1982 por William Gibson escritor do romance “Neuromancer”. Por volta de 1990, a palavra foi associada à cultura rave/techno. Nesse tipo de ataque, as home pages são vandalizadas e os autores costumam identificar o seu grupo e as  suas motivações, sejam políticas ou religiosas.
Conceitos - Insiders
- Geralmente é um funcionário ou um empregado da empresa que se aproveita de privilégios de acesso para roubar informações confidenciais da empresa. Há muitos casos relatados sobre esse tipo de acção, que é motivada muitas vezes pela demissão do funcionário.
Conceitos - Phreakers
- Especialistas em burlar sistemas de telefonia, como conseguir ligações de longa distância de graça. Entre os hackers essa modalidade de acção é questionada. Enquanto alguns acredita ser uma actividade intelectual estimulante, outros a condenam, por ser um roubo de serviços.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Massachusetts Institute of Technology