16 de outubro de 2011
15 de outubro de 2011
PROSUMIDOR OU PROSUMER
Alvin Toffler, no seu livro A Terceira Onda, criou um termo para designar um novo tipo de personagem na sociedade capitalista.
O prosumidor (do inglês: prosumer), é o consumidor que produz conteúdo para outros consumidores, ou mesmo outros prosumidores.
O primeiro passo para se tornar um prosumidor é a inclusão digital.
Mas não é a inclusão digital para recebimento de média, mas sim para produção de média.
As ferramentas na internet estão ai para isso.
De blogs a wikis, todos podemos participar desse novo mundo.
O segundo passo é o pensamento crítico.
Questionar, questionar, questionar.
A chave para o conhecimento é nunca saber o suficiente para parar de conhecer.
O prosumidor assume a capacidade de indicar o que quer e como quer.
Mas, e você, o que tem feito que também o torna um prosumidor?
O seguinte vídeo , apesar de viajar um pouco, demonstra o que é um prosumidor, como surgiu e o que isso tem haver com o nosso futuro.
ALVIN TOFFLER II
A Terceira Vaga - de Alvin Toffler
![]() |
Alvin Toffle, autor de "A Terceira Vaga" |
"A Terceira Vaga", ou "A Terceira Onda" (no Brasil), é um livro do sociólogo, Alvin Toffler, que foi considerado um futurista e ironicamente catalogado como sendo de ficção cientifica, o livro foi escrito em 1980, e descreve a evolução económica, política e social da humanidade por vagas.
Temos pois a primeira vaga, que durou mais de 10 mil anos, que é a Revolução Agrícola, que teve uma cultura, organização social, politica e filosófica voltada para os objetivos respectivos desse tipo de sociedade. A Seguir, surgiu com a Revolução Industrial em finais do Séc. XVII, sendo essa a Segunda Vaga, na qual se impôs um cunho invisível, como diz Toffler, no intuito de construir uma nova sociedade industrial, e essa Segunda Vaga, tanto foi aplicada quer pela direita conservadora, como pela esquerda socialista da ex-URSS.
Na segunda vaga, os estados tornaram-se laicos, disseminou-se a democracia e o sufrágio universal, bem como as repúblicas, pois na nova filosofia, já não se valorizavam as pessoas pelo seu nascimento mas sim pela eficiência e utilidade de acordo com os interesses da nova vaga, propaga-se o ensino gratuito e universal, e em particular o profissionalizante.
A partir do fim da II Guerra Mundial, começa a desenhar-se no horizonte da história humana, a Terceira Vaga. Baseada fundamentalmente numa sociedade da informação e da alta tecnologia, que será a sociedade Pós-Moderna deste século XXI.
Um livro indispensável no estudo da sociologia, da história e da cultura geral, não se deve ler só por ter sido um best-seller mas fundamentalmente pela sua importância sociológica.
É atualmente o meu livro de cabeceira e das horas passadas nos transportes públicos, nas deslocações que faço de casa para o trabalho e de lá para a universidade. Vale a pena ler.
ALVIN TOFFLER I
“Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender”
Alvin Toffler
Leia Mais ►
Alvin Toffler
choque do futuro alvin toffler pdf |
10 de outubro de 2011
Tertúlia Temas da Sociedade da Informação à volta de "um copo" em fim de tarde
Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011
Elvira Fortunato, investigadora e professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, conhecida por ter vencido o primeiro prémio na área de Engenharia do European Research Council (ERC), foi a convidada da tertúlia de quarta-feira.
http://portugal-si.blogspot.com/2011/02/tertulia-temas-da-sociedade-da.html
Etiquetas:
A Sociedade da Informação em Portugal
TECNOLOGIAS
Etiquetas:
Sistemas da Informacao (SI)
8 de outubro de 2011
TRIBUTO A STEVE JOBS
O anúncio da prematura morte de Steve Jobs, ocorrida neste triste 5 de outubro significa muito mais do que a perda para uma empresa de seu norte, significa muito mais do que ter uma das figuras mais importantes da indústria do silício, essa perda não somente amputou da vida uma das figurinhas mais valiosas do álbum do hitech, a morte amputou o privilégio de sermos contemporâneos de um gênio, de um visionário nunca por mim antes visto, e nem por muitos que acompanham informática de perto, como eu. A morte de Steve Jobs traz um sentimento de “Como será daqui por diante?” no mundo da tecnologia e o Ajuda Livre mostrará em seu tributo o porque disso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs#Juventude
http://www.ajudalivre.com/
Dizemos aqui que este homem é uma lenda pois era um instrumento de visão muito além do seu tempo, foi um homem que conseguiu reunir uma força tamanha que mudou o modo de vida de muitas pessoas, esteve presente desde o início da revolução que a informática promoveu em nossas vidas e ainda se estendeu pelos campos da multimédia, da comunicação e reinventou por mais de uma vez o jeito de se usar computadores. Para quem não sabe, Jobs e sua maçã (Apple Computer) foi o pioneiro em desenvolver o computador em cores, inventou a interface gráfica, sustentou sozinho com sua empresa uma das maiores covardias da indústria da informática em prol de sua ideologia, foi um dos maiores apoiadores da mídia digital, foi decisivo na composição dos telefones inteligentes e ainda reinventou o modo de se usar os computadores, com o Tablet.
2 de outubro de 2011
Planos de Acção para a Sociedade da Informação
View more presentations from Luis Vidigal
Aceda aqui aos dois Planos
Livro Verde para a Sociedade da Informação - 1997
Plano de Acção para a Sociedade da Informação - 2003
Visualizar os grandes jogadores na Economia da Internet
Mensagem escrita por Noam Fixler
Blonde 2.0 http://blonde20.com
Como os grandes jogadores da luta economia da Internet pelo controle sobre o mercado, John Battelle e Tim O'Reilly da Web 2.0 Summit equipe decidiram retratar essas batalhas em um mapa. No ano passado, eles criaram um mapa que mostra os jogadores na nossa economia de rede, reunidos em torno de vários territórios que representam a Web 2.0 's Pontos de Controle . Esses "pontos de controle" incluem "União de Redes Sociais", "Land of Search", "Reino de E-commerce", "O Planalto Plataforma" e mais algumas. Os principais intervenientes - Facebook, Google, Apple e Yahoo, para citar alguns - estão espalhados por todo o mapa, no seu ponto relevante (s) de controle.
1 de outubro de 2011
MANUSCRITOS DO MAR MORTO NA INTERNET
O Museu de Israel, em Jerusalém, começou a colocar na internet os Manuscritos do Mar Morto, que contêm alguns dos mais antigos textos da humanidade.
O projecto de digitalização está a ser desenvolvido numa parceria do Museu com a Google, numa iniciativa que recupera os originais com mais de dois mil anos e tem um custo estimado de 3,5 milhões de dólares (cerca de 2,5 milhões de euros).
Redigidos em hebreu antigo e aramaico, cinco dos oito manuscritos foram já disponibilizados na internet pelo Museu, na aliança com a Google que o director da instituição de Telaviv, James Schnneider, considerou um "casamento perfeito" entre a tecnologia e a história.
Etiquetas:
Diversos
A NOSSA ALDEIA GAULESA
por Luís Menezes Leitão, Publicado no Ionline em 20 de Setembro de 2011
Estamos no ano 2011 d.C. Todo o Portugal está ocupado pelas tropas da troika. Todo? Não. Uma ilha povoada por irredutíveis madeirenses resiste ainda e sempre ao invasor. E na Madeira a vida não é fácil para os defensores da disciplina orçamental...
Efectivamente, os governantes da nova província do Império, o procônsul Passus Cuniculus e o questor Victor Gasparius, andam completamente desesperados para tentar submeter a ilha à austeridade que impuseram no Continente. Mas os irredutíveis madeirenses resistem sempre, comandados pelos seu chefe Jardinix, que já fez saber que não vai entregar ao Continente ocupado os tributos cobrados na ilha, que não vai despedir ninguém e que vai continuar a gastar como sempre fez. O chefe Jardinix não se assusta com as ameaças vindas do Continente ou da troika, dado que só tem medo de uma coisa: que o céu lhe caia em cima da cabeça. E ele próprio costuma dizer que amanhã não será a véspera desse dia.
Efectivamente, os governantes da nova província do Império, o procônsul Passus Cuniculus e o questor Victor Gasparius, andam completamente desesperados para tentar submeter a ilha à austeridade que impuseram no Continente. Mas os irredutíveis madeirenses resistem sempre, comandados pelos seu chefe Jardinix, que já fez saber que não vai entregar ao Continente ocupado os tributos cobrados na ilha, que não vai despedir ninguém e que vai continuar a gastar como sempre fez. O chefe Jardinix não se assusta com as ameaças vindas do Continente ou da troika, dado que só tem medo de uma coisa: que o céu lhe caia em cima da cabeça. E ele próprio costuma dizer que amanhã não será a véspera desse dia.
Etiquetas:
Diversos
Subscrever:
Mensagens (Atom)