A Terceira Vaga - de Alvin Toffler
![]() |
Alvin Toffle, autor de "A Terceira Vaga" |
"A Terceira Vaga", ou "A Terceira Onda" (no Brasil), é um livro do sociólogo, Alvin Toffler, que foi considerado um futurista e ironicamente catalogado como sendo de ficção cientifica, o livro foi escrito em 1980, e descreve a evolução económica, política e social da humanidade por vagas.
Temos pois a primeira vaga, que durou mais de 10 mil anos, que é a Revolução Agrícola, que teve uma cultura, organização social, politica e filosófica voltada para os objetivos respectivos desse tipo de sociedade. A Seguir, surgiu com a Revolução Industrial em finais do Séc. XVII, sendo essa a Segunda Vaga, na qual se impôs um cunho invisível, como diz Toffler, no intuito de construir uma nova sociedade industrial, e essa Segunda Vaga, tanto foi aplicada quer pela direita conservadora, como pela esquerda socialista da ex-URSS.
Na segunda vaga, os estados tornaram-se laicos, disseminou-se a democracia e o sufrágio universal, bem como as repúblicas, pois na nova filosofia, já não se valorizavam as pessoas pelo seu nascimento mas sim pela eficiência e utilidade de acordo com os interesses da nova vaga, propaga-se o ensino gratuito e universal, e em particular o profissionalizante.
A partir do fim da II Guerra Mundial, começa a desenhar-se no horizonte da história humana, a Terceira Vaga. Baseada fundamentalmente numa sociedade da informação e da alta tecnologia, que será a sociedade Pós-Moderna deste século XXI.
Um livro indispensável no estudo da sociologia, da história e da cultura geral, não se deve ler só por ter sido um best-seller mas fundamentalmente pela sua importância sociológica.
É atualmente o meu livro de cabeceira e das horas passadas nos transportes públicos, nas deslocações que faço de casa para o trabalho e de lá para a universidade. Vale a pena ler.
0 comentários:
Enviar um comentário