O anúncio da prematura morte de Steve Jobs, ocorrida neste triste 5 de outubro significa muito mais do que a perda para uma empresa de seu norte, significa muito mais do que ter uma das figuras mais importantes da indústria do silício, essa perda não somente amputou da vida uma das figurinhas mais valiosas do álbum do hitech, a morte amputou o privilégio de sermos contemporâneos de um gênio, de um visionário nunca por mim antes visto, e nem por muitos que acompanham informática de perto, como eu. A morte de Steve Jobs traz um sentimento de “Como será daqui por diante?” no mundo da tecnologia e o Ajuda Livre mostrará em seu tributo o porque disso.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs#Juventude
http://www.ajudalivre.com/
Dizemos aqui que este homem é uma lenda pois era um instrumento de visão muito além do seu tempo, foi um homem que conseguiu reunir uma força tamanha que mudou o modo de vida de muitas pessoas, esteve presente desde o início da revolução que a informática promoveu em nossas vidas e ainda se estendeu pelos campos da multimédia, da comunicação e reinventou por mais de uma vez o jeito de se usar computadores. Para quem não sabe, Jobs e sua maçã (Apple Computer) foi o pioneiro em desenvolver o computador em cores, inventou a interface gráfica, sustentou sozinho com sua empresa uma das maiores covardias da indústria da informática em prol de sua ideologia, foi um dos maiores apoiadores da mídia digital, foi decisivo na composição dos telefones inteligentes e ainda reinventou o modo de se usar os computadores, com o Tablet.
UM POUCO DE HISTÓRIAEnquanto o mundo da informática à época se parecia com a internet de hoje, sem muitos padrões e em fase de livre concorrência, Steve jobs com Steve Wozniak fundaram a Apple Computer, uma empresa de tecnologia onde Jobs cuidava dos programas e Wozniak da máquina. Era 1976, ano em que Bill Gates e Paul Allen lançavam seu modelo de computador pessoal (portátil rsrs queira se dizer), Jobs lançou o Apple I e logo depois o II, dentro de uma garagem da casa de Jobs.
MACINTOSH: A PRIMEIRA REVOLUÇÃO DO MAGO
Todo esse sucesso serviu para que Jobs tivesse momentos de sossego (e grana) para desenvolver o Macintosh, que foi o primeiro real momento em que o mundo se virou para saber quem era Jobs. Pensa que o ratinho e as janelinhas foram invenções do Tio Bill? Nada mais que balela, Jobs criou no peito a interface gráfica para sua nova geração de computadores e Bill Gates só conseguiria isso em termos comerciais em 1991, 7 anos depois de Jobs.
Muitos dizem que Jobs, ainda antes de fundar a Apple participou do famoso projeto PARC, da Xerox, onde a empresa desenvolveu essa tecnologia e apresentou à pequena comunidade interessada, onde Jobs se localizava e, copiou os princípios básicos da idéia. O fato é que Jobs nunca foi processado por isso, e me parece que isso foi chororô da Xerox, que, por não incentivar a idéia e ver que depois, tardiamente virou sucesso, quiz reivindicar a idéia.
UMA TRAIÇÃO NO MEIO DO CAMINHO
Era 1982. Como já dito, havia uma grande diversidade de padrões de máquinas, sistemas e periféricos orbitando na galáxia hitech da época. Isso, não iria dar futuro para niunguém. Jobs era o líder em tecnologia e, havia a necessidade de que se houvesse um padrão, para ficar mais fácil de vender e de fazer o público novo a entender o que se passava. Existia Jobs com seu sistema e máquina, havia Bill Gates, com seu sistema e máquina, e os gigantes IBM, que também tinha seu PC e sistema, só que a IBM se orientava aos mainframes, a sistemas corporativos que nada tinham a ver com o mercado pessoal, havia também a Digital, que apoiava o mercado corporativo mas queria também o mercado de PCs. O que houve então, chamaram a companhia de Bill Gates e disseram, produza para n´os um programa decente que nós garantimos o hardware. E assim, Jobs ficou sozinho, com sua maçã.
MAIS UMA TRAIÇÃO A JOBS
Visto que a Apple estava perdendo a guerra contra as gigantes e Bill Gates, e que Jobs não cederia a isso de maneira alguma, pois, para falar a verdade seus sistemas eram melhores, a diretoria e os acionistas da Apple o mandaram embora, em 1986, passo que criou a NeXt Computer.
Ali, fica de 1986 até 1996, onde dentre muitas realizações, compra da disney a Pixar estúdios e realiza muitos projetos importantes de anuimação 3D para o cinema.
A APPLE EM CRISE, JOBS VOLTA
Lembro de assinar extinta Exame Informática à época, e a Apple ia de mal a pior. Não havia o boom Linux, não havia força por parte do Solaris (o Windows do Unix), ninguém queria saber do OS2 além da própria criadora, a IBM, e a Apple estva como sempre só, mas sem foco, sem nicho, registrando prejuízos milionários, sem saída… a não ser que… chamassem o mago de volta. E Jobs voltou! Em cinco anos, quebrou o quadro de prejuízo para positivo, eliminando máquinas desnecessárias, otimizando a linha de produtos e… vem o segundo passo do mago.
RESSURGINDO DAS CINZAS
Aproveitando do que tinha em mãos e do fato que não podia gastar, repaginou o Mac OS a partir da interface gratuita do UNIX, diga se de passagem bem antes de Linus Torvalds, o criador do Linux. E assim, recuperou a empresa, com os iMacs e o novo MacOs. Para que isso se tornasse realidade, Jobs pensou em utilizar novos componentes na blindagem dos computadores, como o plástico translúcido, que acabou definitivamente com o terninho bege dos PCs.
OUTRA REVOLUÇÃO: MÍDIA DIGITAL
Aproveitando de mais um ramo abandonado e comprovante sua visão de longo alcance, Jobs orientou o desenvolvimento de um dispositivo que apoiasse a recem lançada tecnologia do MP3, e assim surgiu o iPod, que foi ordenado a ser comercializado pela internet, juntamente com músicas legalizadas por esse formato, que hoje são padrões de consumo de mídias.
NOVOS PASSOS DO MESTREPor fim em 2007, Jobs lança o iPhone, um telefone com funções inteligentes, como as de um computador. Bingo! Novamente acerta e é amplamente copiado por todas as companhia de telefonia do mundo. Por fim solta como seu último ato o iPad, a nova versão de computador pessoal, o famoso tablet, que é muito copiado pelas principais companhia de tecnologia e comunicação do mundo. Dalve Jobs, Deus lhe mande o lugar merecido por você em sua curta, mas importante existência nesse mundo.
O Ajuda Livre agradece a todos os que tiveram paciência de ler estre longo texto, mas o homem era muito maior para se escrever nestas poucas linhas que destino.
O Ajuda Livre agradece a todos os que tiveram paciência de ler estre longo texto, mas o homem era muito maior para se escrever nestas poucas linhas que destino.
http://www.ajudalivre.com/
Tributo
http://www.keeponturning.com
0 comentários:
Enviar um comentário